Informação Técnica

O nosso objetivo é claro:

Explicar tecnicamente a utilização e/ou aplicação dos nossos produtos de forma simples e acessível a todo o utilizador.

Procuramos aqui abordar pontos essenciais a ter em consideração na fase de projeto, na instalação e utilização de Duo-Therm ®. Propomos um sistema diferente dos habituais: O Sistema DT é construído e pensado para que possa obter rendimentos acima da média, permitindo performances de fiabilidade e durabilidade extraordinárias e extrema simplicidade e facilidade de instalação e utilização.

Sabemos que o sistema de aquecimento que lhe propomos, em três palavras, é: Simples, Eficaz, Fiável.

Imagens Termográficas

As imagens termográficas demonstram a energia calorífica acumulada durante 8 horas por uma parede interior onde se encontra uma laje radiador de 650W que é regulada por um termóstato. A parede acumula durante o período mencionado 5,2 KW de energia calorífica, enquanto que a temperatura superficial da parede interior não ultrapassa em média 2 K em comparação com a temperatura ambiental.

As paredes como acumuladores de calor.O calor libertado pelo DT é distribuído uniformemente em todas as direcções. Ao aplicar o radiador numa parede interior estamos a garantir que toda a energia despendida seja aproveitada para o aquecimento, impedindo que seja conduzida diretamente para o exterior. A termografia, resultado de estudos efetuados pelo TÜV(maior organismo europeu de qualidade), permite-nos calcular que aproximadamente 25% da energia calorífica é transmitida para o verso da parede construída em tijolo comum ou qualquer material similar (maioria das paredes interiores).

Devido à acumulação do calor na pedra e na parede e ao controle de temperatura ambiente por termóstato, o sistema Duo-Therm consome eletricidade apenas durante 25% a 35% do tempo de funcionamento: 24 horas de aquecimento = 6/8 horas de consumo elétrico.

Instalações em habitações sem pré-instalação

Numa habitação já construída, a aplicação do sistema deve ter em conta a instalação elétrica já existente. A verificação do quadro é neste caso uma prioridade. O passo seguinte (no caso de instalações muito antigas) é verificar se os condutores elétricos são de dimensão adequada para suportar a carga necessária.

Em último caso, para que haja garantias de uma ligação efetuada de forma correta, existe a possibilidade de criar dois, três, ou mais "circuitos dedicados", com a instalação de um quadro paralelo.

Instalação Elétrica de Alimentação (Pré-instalação)

Antes da instalação do sistema de aquecimento DT deve ter-se em consideração três aspetos importantes:

  • Dimensionamento da coluna montante (edifício coletivo). A secção da coluna montante deve ser determinada considerando total simultaneidade de utilização da energia relativa ao aquecimento, embora a potência considerada para efeitos de requisição ao distribuidor público do ramal de alimentação possa ser inferior.
  • Potência instalada. Devem ser instalados circuitos independentes para a alimentação do sistema de aquecimento. Cada circuito de saída do quadro da habitação (se for de 16A) deve alimentar apenas 3 a 4 lajes - 3000W.
  • Potência contratada. No mínimo igual à potência necessária para ter o sistema de aquecimento a funcionar em pleno. Aconselhável: Pot. do Aquec. .+3KVA.

Exemplo: T3 de 140 m2. Potência (média) : 7000W .(provavelmente 8 radiadores). Opção sensata: prever 3 circuitos independentes.

Considerações sobre a aplicação do sistema DT

Potência/Área geográfica 55 kca-64 w/m2 60 kca-70 w/m2 65 kca-76 w/m2 70 kca-82 w/m2
Deluxe 375W 8-9 m2 7-8,5 m2 6,5-7,5 m2 6-7 m2
Deluxe 650W 14-16 m2 13,5-15 m2 10,5-12,5 m2 10-11,5 m2
Deluxe 900W 19,5-22 m2 18-20 m2 16,5-18 m2 14,5-17 m2

Antes de colocar um bom sistema de aquecimento, independentemente da energia utilizada, é necessário um bom isolamento térmico na habitação. Podemos instalar qualquer número de radiadores, mas se o cálculo das dimensões do espaço não for realizado corretamente, a eficiência e a rentabilidade do sistema podem ser comprometidas. Assim, a Duo-Thermo dá uma especial atenção ao processo de cálculo da potência a ser instalada.

Aquecimento Ecológico

Duo-Therm ® é um sistema de aquecimento de origem alemã, existindo no mercado dos países nórdicos há mais de 30 anos.

Eficiente
Máximo de conforto com mínimo de consumo.
Económico
Alta capacidade de acumulação do calor.
Ecológico
100% amigo do ambiente.